Contar histórias, deixar bilhetinhos na geladeira, fazer lista de compras em voz alta - essas são apenas algumas ações que ajudam na alfabetização das crianças. Clique abaixo e confira a reportagem completa do portal Educar para Crescer.
Nesta semana começou a estação do ano: Outono. Para abordamos o assunto assistimos uma explicação sobre a estações do ano e discutimos as características do outono. O fim no caderno de artes fizemos texturas usando folhas secas e giz de cera.
Para comemorar o Dia Mundial da Água discutimos em sala a importância e a utilização deste recurso natural. Assistimos um vídeo da Sabesp que mostra de maneira lúdica como acontece o tratamento da água e uma canção da turma da Mônica sobre economizar água. No caderno de artes, as crianças criaram um mar ou um rio usando aquarela, recorte e colagem . Ao final cada um ganhou uma medalha de "Eu cuido da água", na qual eles desenharam o que eles podem fazer para proteger este importante recurso natural.
Vamos fazer uma experiência? Plantamos alpiste para observar o crescimento das plantas. Colocamos terra no copinho, depois as sementes e por último um pouco de água. O que será que vai acontecer?
Iniciamos o Projeto Paradidático Países do Mundo Todo, em roda fizemos a leitura coletiva do primeiro capítulo do livro que apresenta o Continente Americano e descobrimos um pouco mais sobre os Estados Unidos. No tablet, utilizando o aplicativo Google Earth, localizamos o Continente Americano na Terra. Depois, em sala, cada aluno recebeu papel azul e vermelho e estrelinhas, e a partir da projeção, deveriam confeccionar uma bandeira dos EUA no caderno de artes.
Vamos brincar? Cada aluno recebeu um adesivo de uma vogal, o primeiro passo era circular pelo pátio e quando ouvissem o comando deveriam procurar um amigo com a letra que formaria o encontro vocálico solicitado. Por exemplo: "AU", quem tinha a vogal A dava mão para quem tinha a vogal U e se posicionavam para que os outros amigos pudessem ler o encontro que formaram e conferir se a ordem e as letras estavam certas.